APRENDIZAGENS HISTÓRICAS
ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS LINGUAGENS: EXPERIÊNCIAS DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO BÁSICO NO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Ana Luíza Mello Santiago de Andrade
Alicy de Oliveira Simas
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE ALUNOS E PROFESSORES DO LICEU MARANHENSE
Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde
DISCUTINDO O ENSINO DE HISTÓRIA: COMO ANDA A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS TEMPOS EM RELAÇÃO ÀS DISCUSSÕES SOCIOCULTURAIS?
Andrea Cristina Marques
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O CEMITÉRIO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA
Anna Luiza Pereira
PEDRA, PAPEL E TORTURA: A DITADURA CIVIL-MILITAR REVISITADA NA SALA DE AULA
Ary Albuquerque Cavalcanti Junior
A NARRATIVA SOBRE A ADESÃO DO PARÁ À INDEPENDÊNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DA ESCOLA PROF. ANTÔNIO GONDIM LINS: PRIMEIROS RESULTADOS
Athos Matheus da Silva Guimarães
A FEB PRECISA DE UM ESPAÇO MAIOR NA SALA DE AULA
Bruna Brandel Meleck
A “GUERRA DO PARAGUAI”: O ENSINO A FAVOR DE UM MOMENTO
Bruno César Pereira
ENSINO DE HISTÓRIA X ENEM: INTRODUÇÃO À PREPARAÇÃO POR MEIO DA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA ANARQUISTA
Carlos Mizael dos Santos Silva
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Daniela Maria Weber
PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA- ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DAS IMAGENS
DANIEL RODRIGUES DE LIMA
O ENSINO DE HISTÓRIA E AS NARRATIVA HISTÓRICAS COMPARADAS SOBRE A QUESTÃO DO AMAPÁ: ENTRE MITOS, SILÊNCIOS E NEGAÇÃO
Danilo Sorato Oliveira Moreira
HISTÓRIA DO JAPÃO NA SALA DE AULA: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Edelson Geraldo Gonçalves
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA
Edilson de Souza Marques
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA: COMPREENDER A HISTÓRIA PELA UTILIZAÇÃO DE PEÇA TEATRAL EM SALA DE AULA
Eliandra Gleyce Dos Passos Rodrigues
O ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM SOBRE A DITADURA CIVIL MILITAR BRASILEIRA (1964-1988)
Erica da Silva Xavier
PERSPECTIVAS DIDÁTICAS EM UM MÉTODO NARRATIVO-TÁTICO SOBRE O ENSINO DE SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Flávio Rafael Mendes Campos
DOCENTE DIDÁTICO, NÃO O SUPRASSUMO DA TECNOLOGIA
Gabriel Irinei Covalchuk
Everton Carlos Crema
CONTEXO HISTÓRICO DA OBRA “OS MISERÁVEIS” E O ENSINO DE HISTÓRIA
Giovana Maria Carvalho Martins
O DIÁRIO DE ANNE FRANK E AS POSSIBILIDADES DE SE PENSAR A SEGUNDA GUERRA MUDIAL PARA ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Helena Ragusa
ENSINO DE HISTÓRIA NO PRÉ-VESTIBULAR PARA ALÉM DA DAS PROVAS DE SELEÇÃO
Igor Lemos Moreira
“CINECLUBE” E O ENSINO DE HISTÓRIA EM EAD
Ivaneide Barbosa Ulisses
Celiana Maria da Silva
O ESTUDO DO HOLOCAUSTO A PARTIR DO TRIBUNAL DE NUREMBERG (1945-1946): CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA
Jean Marcos Bonatto
O ESPAÇO SOCIAL DOS PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DO CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA NO PARANÁ
Jeferson Rodrigo da Silva
A HISTÓRIA DA FAMÍLIA COMO METODOLOGIA PARA APROXIMAR O ALUNO E A DISCIPLINA DE HISTÓRIA
John Jorge de Sousa Gois
APOIO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A COMUNIDADE
Joilson Silva de Sousa
Roseane Fernandes Feitosa
A CULTURA MATERIAL AMAZÔNICA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Jordana Andrade Cativo
Clarice Bianchezzi
A PATRIMONIALIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O CASO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LUZ EM SÃO LOURENÇO DA MATA–PE
José Pedro Lopes Neto
Sandra Simone Moraes de Araújo
OS LUGARES DE MEMÓRIA DA CIDADE DE RONDONÓPOLIS-MT: ENSINO, CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Juliana Ramos de Arruda
O USO DA IDENTIDADE E DA MEMÓRIA NO ENSINO: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE UMA HISTÓRIA REGIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Lucas Emanoel Soares Gueiros
DA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA AO LUGAR DE MEMÓRIA: REFLEXÕES ACERCA DO SOLAR LUIZ DE SOUZA LEÃO
Luis Felipe Sanches
DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: OUTRAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA
Marcelo de Oliveira Feitosa
Lucilvana Ferreira Barros
AS FONTES TEXTUAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – UMA EXPERIÊNCIA DE ESTUDO NO PIBID
Maria Doralice Nepomuceno Barbosa
Max Lanio Martins Pina
E QUEM VAI PAGAR O PATO? DEBATES SOBRE HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE NA SALA DE AULA
Maria Fernanda Magalhães Scelza
Arnaldo Henrique de Sampaio Santos
VISITA GUIADA AO SÍTIO HISTÓRICO DO DESCOBERTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria Juliana de Freitas Almeida
Max Lanio Martins Pina
ANÁLISE DA NARRATIVA SOBRE A IDADE MÉDIA OCIDENTAL EM UM LIVRO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariana de Sá Gaspar
A REVOLUÇÃO FRANCESA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA
Matheus Mendanha Cruz
A NEGAÇÃO DA DISCIPLINA: DIDÁTICA E CONTROLE SOCIAL EM UMA AULA DE HISTÓRIA DA PEDAGOGIA WALDORF
Matheus Hatschbach
UM OLHAR ALÉM DA MORTE: O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO ESPAÇO CEMITERIAL
Maura Regina Petruski
TEATRO, PATRIMÔNIO, MUSEU E ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL: HISTÓRIA DE GOIÁS EM MOVIMENTO
Miriam Bianca Amaral Ribeiro
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID INTERDISCIPLINAR- EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO INICIAL EM HISTÓRIA
Rafael Fiedoruk Quinzani
Ane Carine Meurer
DISCUTINDO HISTÓRIA E O BARROCO
Neuza de Fátima da Fonseca
Rodrigo Otávio dos Santos
O ENSINO DE HISTÓRIA EM SALA DE AULA: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS E NOÇÕES DA DOCÊNCIA
Sabrina Gomes de Oliveira
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE RONDONÓPOLIS-MT: ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Sandro Ambrósio Alves
ENSINO DE HISTÓRIA
CONCEITOS BÁSICOS DE ENSINO E MÉTODOS APRENDIZAGEM NO BRASIL NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Aline Karine Nunes
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMA E CONTEÚDO
Andréa Giordanna Araujo da Silva
UMA HISTÓRIA ÚNICA? NOTAS SOBRE A INCLUSÃO DE PERSPECTIVAS HISTORIOGRÁFICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Arnaldo Lucas Pires Junior
Caroline Trapp de Queiroz
HISTÓRIA PÚBLICA PARA ALÉM DA ESCOLA: ISSO É POSSÍVEL NO BRASIL?
Bruno Flávio Lontra Fagundes
REFLEXÕES SOBRE SUPORTES DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE HISTÓRIA
Carlos Eduardo Ströher
A UTILIZAÇÃO DAS FONTES ESCRITAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Edmilson Antonio da Silva Junior
CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, TEMPO E IDENTIDADES: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Ernesto Padovani Netto
A CULTURA MATERIAL A FAVOR DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
Esther Salzman Castellano
HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA EM PROCESSOS EDUCATIVOS: ARMADILHAS, PERCALÇOS E DESAFIOS PARA O PROFESSOR
Fábio Júnio Mesquita
OS TEMAS SENSÍVEIS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE: BREVES APONTAMENTOS
Giovanna Santana
Patrícia Magalhães Pinheiro
ENSINO DE HISTÓRIA: UM PRODUTO DE SEU TEMPO
Girleide Barbosa Fontes
UM BREVE DEBATE TEÓRICO SOBRE O LIBERALISMO: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Glayson Castro da Silva
UMA REFLEXÃO SOBRE A PESQUISA-AÇÃO: A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO
Isaias Holowate
TRAUMA E TESTEMUNHO: CAMINHOS TEÓRICOS PARA ENSINO DAS RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA
Jean Marcos Bonatto
A FORMAÇÃO DA CONSICÊNCIA HISTÓRIA A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL
Jessica Caroline de Oliveira
DISCUTINDO EDUCAÇÃO A PARTIR DO ENSINO DE HISTÓRIA E A CULTURA HISTÓRICA
José Cunha Lima
Janete Cunha Lima
HISTÓRIA ORAL: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE HISTÓRIA
Leanderson Cristiano Voznei
O JORNALISTA E O ENSINO SOBRE A DITADURA BRASILERA DE 1964 – O “GUIA” DE LEANDRO NARLOCH
Leonardo Paiva do Monte
REFLETINDO SOBRE CURRÍCULO E FORMAÇÃO: AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS E O SURGIMENTO DOS NOVOS ATORES CURRICULARES
Lívia Caroline Santos Alves
ENTRE O ENSINO DE HISTÓRIA E A EMANCIPAÇÃO HUMANA
Lucas França Maciel Priori
HEGEL E MARX: POR UMA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DIALÉTICA
Maria Sarah do Nascimento Brito
Jhonatan Júnior Alcântara
AS NARRATIVAS HISTÓRICAS FORA DA ACADEMIA E DA ESCOLA: UMA CONVERSA ENTRE A HISTÓRIA PÚBLICA E A DIDÁTICA DA HISTÓRIA
Matheus Henrique Marques Sussai
ENSINANDO HISTÓRIA
Miss Lene Pereira da Costa
O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
Raquel dos Santos Correa
Wilverson Rodrigo Silva de Melo
HISTÓRIA PARA QUE TE QUERO? O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS
Raquel dos Santos Correa
Wilverson Rodrigo Silva de Melo
AFINAL, O QUE SÃO CONCEITOS SUBSTANTIVOS E CONCEITOS DE SEGUNDA ORDEM? PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Rebecca Carolline Moraes da Silva
A HISTÓRIA MODERNA NA SALA DE AULA: REFLEXÕES PARA O ENSINO E A PRÁTICA DOCENTE
Roberg Januário dos Santos
Lucilvana Ferreira Barros
HISTÓRIA REGIONAL E ENSINO DE HISTÓRIA: POR UMA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DA “DI-VISÃO” NA NAÇÃO
Roberg Januário dos Santos
Lucilvana Ferreira Barros
PARA QUE SERVE A HISTÓRIA NA ESCOLA? UM PANORAMA GERAL SOBRE AS FUNÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ronny Costa Pereira
O PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO, SEUS ATAQUES À ESCOLA DEMOCRÁTICA E OS IMPACTOS SOBRE OS CURRÍCULOS DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA
Walace Ferreira
PRÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE DELEUZE NA DIFERENÇA E REPETIÇÃO
Wallysson Klebson de Medeiros Silva
A ESCOLA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: HISTÓRIA, DESAFIOS, PERSPECTIVAS
Wemerson Felipe Gomes
Tamires Celi da Silva
GÊNEROS E ETNICIDADES
GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: AS REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NO LIVRO DIDÁTICO
Ana Carolina Santos Prohmann
O NEGRO NA PUBLICIDADE: ECOS DE UMA HISTÓRIA ORDINÁRIA
Ana Lourdes Queiroz da Silva
HISTÓRIA E EDUCAÇÃO SEXUAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Arthur Jonatha Souza de Nascimento
RACISMO, HISTÓRIA DE ÁFRICA E APLICABILIDADE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Cirila Regina Ferreira Serra
RELEVÂNCIA DA LEI Nº 10.639/03 NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EJA
David Richard Martins Motta
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA: ENTRE LUTAS, RESSIGNIFICAÇÕES E CONQUISTAS DE DIREITOS
Denilce Raimunda de Castro Mourão
Wilverson Rodrigo Silva de Melo
O ENSINO DA HISTÓRIA INDÍGENA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: LEI, TABU E AUTODETERMINAÇÃO
Eduardo Gomes da Silva Filho
AS MINORIAS SOCIAIS E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NO ENSINO MÉDIO
Fábio Alexandre da Silva
PROTAGONISMO INDÍGENA E A NOVA HISTÓRIA: REFLEXÕES PARA A PESQUISA E O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Fernando Roque Fernandes
Beatriz da Silva Mello
PRECISAMOS FALAR SOBRE RACISMO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO
Hemerson dos Santos Junior
DA MARGINALIZAÇÃO À PATRIMONIALIZAÇÃO: A “ARTE DA VADIAÇÃO” RESSIGNIFICADA NA RODA LIVRE DE CAXIAS
Igor Fernandes de Alencar
O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE SOB A CATEGORIA GÊNERO
Janaína Jaskiu
O PATRIMÔNIO CULTURAL NEGRO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Janaina Cardoso de Mello
Hiago Feitosa da Silva
A LEI 10.639/2003 NA CIDADE DE CAMPO BOM-RS NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA
Jander Fernandes Martins
Vitória Duarte Wingert
AS REPRESENTAÇÕES ÉTNICAS E CULTURAIS NO PCN – VOL. 10 - PLURALIDADE CULTURAL E ORIENTAÇÃO SEXUAL
Jander Fernandes Martins
Vitória Duarte Wingert
HISTÓRIA DAS MULHERES E ENSINO DE HISTÓRIA: APRESENTANDO REFLEXÕES, CONEXÕES E POSSIBILIDADES
Jeane Carla Oliveira de Melo
A RELAÇÃO TERREIRO ESCOLA: DIÁLOGOS PARA UM ENSINO DE HISTÓRIA QUE REPENSE O CURRÍCULO ESCOLAR COM BASE NA LEI 10.639/2003 NO CENTRO DE ENSINO JOÃO MARQUES MIRANDA EM CURURUPU-MA
Jêibel Márcio Pires Carvalho
VISIBILIDADE DA HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS EM SÃO LUIS
Josué Viana da Silva
Douglas Oliveira Machado
É DE PEQUENINO QUE SE APRENDE! OLHARES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA NO FUNDAMENTAL I DA CIDADE DE PONTA GROSSA-PR
Julia M. Kalva
Simone Aparecida Dupla
MANIFESTAÇÕES DE PRÁTICAS RACISTAS: O QUE MUDOU NO LIVRO DIDÁTICO?
Ledyane Lopes Barbosa
Vanessa Marcela Rodrigues
O USO DOS “MEMES” NO ENSINO DE HISTÓRIA: A HISTÓRIA DAS MULHERES NAS OLIMPÍADAS E AS NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS
Luciana Mendes dos Santos
RETÂNGULOS, BALÕES E NEGRITUDE EM QH ONLINE: ESCRAVIDÃO ENTRE ÁFRICA E SERGIPE NO SÉCULO XIX
Luciano dos Santos Ferreira
PROJETO "CAIXA ARAXÁ": APORTE DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA
Lui Fonseca Do Nascimento
Caroline Dos Santos Andrade
PRECISAMOS FALAR DOS NEGROS: ENSINANDO CIDADANIA NA AULA DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS
Olga Suely Teixeira
DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM CLASSES INCLUSIVAS
Paulo José Assumpção dos Santos
HISTÓRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – CUMBE A HQ SOBRE A ESCRAVIDÃO
Ellen Cristina Araújo Silva
Policleiton Rodrigues Cardoso
ENTRE HISTÓRIA, LITERATURA E ENSINO: REFLEXÕES ACERCA DO USO DO ROMANCE 'A FLECHA DE DEUS'
Ruhama Sabião
Luis Ernesto Barnabé
AÇÕES AFIRMATIVAS E AS PROPOSTAS DE ENSINO DE HISTÓRIA
Siméia de Nazaré Lopes
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DO DIREITO DOS POVOS A UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Suerley Mendes Parintins
Wilverson Rodrigo S. de Melo
ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA BREVE REFLEXÃO
Valdenira Silva de Melo
DEZ ANOS DA LEI 11.645: ENTRE MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS
Vânia Cristina da Silva
Cláudia Cristina do Lago Borges
PROBLEMÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA
Wesley de Oliveira Silva
HISTÓRIA DO ENSINO
OS ESTUDOS E A ESCRITA NOS CONVENTOS FEMININOS EM PORTUGAL NA ÉPOCA MODERNA (SÉCULOS XVI E XVII)
Alex Rogério Silva
A ESCOLA E SEU ENTORNO COMO FERRAMENTAS DE ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL: O CASO DO C.E. TÚLIO DE FRANÇA
Aristides Leo Pardo
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA NO BRASIL: DA EXCLUSÃO AO PROTAGONISMO NO MAGISTÉRIO
Bruna Letícia Soares de Carvalho
Ediane Sena Almeida
VOZES DA DOCÊNCIA: PRIMEIRA PROFESSORA DE MARRECAS - PR, ALBA PAZ DA SILVA (1945)
Carla Cattelan
O CURRÍCULO NAS ESCOLAS RURAIS EM FRANCISCO BELTRÃO/PR: UMA ANÁLISE DA DÉCADA DE 1960 - 1970
Carla Cattelan
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NA SALA DE AULA
Carmem Lúcia Gomes De Salis
OS CAMINHOS DA HISTÓRIA: INSTITUIÇÕES ESCOLARES E EXPANSÃO URBANA NO ITARARÉ (1986-1991)
Cibele da Silva Andrade
PESQUISA E ENSINO DO CONTESTADO: CAMINHOS E DESCAMINHOS ENTRE A ACADEMIA E A SALA DE AULA
Eloi Giovane Muchalovski
MEDIDAS ESTATAIS PARA FOMENTAR O ENSINO PROFISSIONAL EM PERNAMBUCO, (1889 - 1930)
Estevam Henrique dos Santos Machado
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO JESUÍTICO NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO E A NECESSIDADE DO LETRAMENTO DOS INDÍGENAS PARA A SUA CONVERSÃO À FÉ CATÓLICA
Francisco Nazareno Brasileiro Dias
PROCESSO DE EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA: CONTROLE ACADÊMICO NO SÉCULO XVIII E MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO SÉCULO XXI
Gabriel Irinei Covalchuk
EM BUSCA DE ERNANI REICHMANN: SIMBIOSE DE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS
(MICRO-HISTÓRIA E AUTO/BIOGRAFIA CORAL)
Gilvani A. de Araujo
MULHERES POLONESAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO
Isabelly Pietrzaki Pereira
Roseli B. Klein
OS DEGREDADOS DA TERRA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E A CIDADANIA
Ivanize Santana Sousa Nascimento
Antonio José de Souza
A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO NOS COMPÊNDIOS DE HISTÓRIA UNIVERSAL OITOCENTISTAS
José Petrúcio de Farias Júnior
ENSINO DA HISTÓRIA DA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA E SUAS LIÇÕES POLÍTICAS: OS CLÁSSICOS DA SAÚDE COLETIVA COMO FONTE
Leonardo Carnut
Áquilas Mendes
A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO RELIGIOSO NOS PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO FORMAL NA CIDADE DE SANTARÉM
Lidia Cristiany Alves Assunção
Yasmin Monique Sousa da Silva
O MÉTODO DA ANÁLISE DE DISCURSO NA LEITURA DO TEATRO GREGO
Luiz Henrique Bonifacio Cordeiro
A EDUCAÇÃO POPULAR NO MUNDO GREGO ANTIGO
Luiz Henrique Silva Moreira
“INDIVIDUALIDADES HISTÓRICAS”: ESMERALDA DE AZEVEDO E A ESCRITA DE LIVROS ESCOLARES DE HISTÓRIA
Magno Francisco de Jesus Santos
O MÉTODO CARTESIANO E O ENSINO MILITAR FRANCÊS NO EXÉRCITO BRASILEIRO: O CASO DA ESCOLA DE ESTADO-MAIOR
Marcus Fernandes Marcusso
Lívia Carolina Vieira
PROVOCAÇÕES A PARTIR DE LUCY MAYNARD SALMON
Mariana Dias Antonio
Renan Ramos Chaves
OS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ESTUDOS SOCIAIS NO BRASIL: EM BUSCA DAS MATRIZES ESTADUNIDENSES
Max Willes de Almeida Azevedo
A TENTATIVA DE DIVISÃO DO PARÁ E DE CRIAÇÃO DO ESTADO DE CARAJÁS: POSSIBILIDADES TEMÁTICAS DE DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO SUL DO PARÁ
Roberg Januário dos Santos
Jeremias Oliveira Santana
OS DESLOCADOS PELA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O ENSINO NOS CAMPOS DE ACOLHIMENTO
Rodrigo dos Santos
HISTÓRIA E MEMÓRIA NO OESTE PARANAENSE: ESTUDO PRELIMINAR SOBRE OS GRUPOS ESCOLARES DE MEDIANEIRA (1952-1964)
Sander Fernando de Paula
João Carlos da Silva
O PROCESSO DE CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES DE SANTARÉM
Joanne da Silva Ribeiro
Silvia Eletícia Santos do Nascimento
MÍDIAS, TECNOLOGIAS E TRANSVERSAIS
Alessandro Martins Gomes
Mônica Cordovil de Oliveira Martins Gomes
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Allef de lima Laurindo Fraemann Matos
O CINEMA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZEM NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ana Lúcia Silva Santos
Lucilvana Ferreira Barros
MÚSICAS, DOCUMENTOS E JOGOS NAS AULAS DE HISTÓRIA
Andréia Sznicer
Cleverton Andrei Roza
CANTANDO PELA IGUALDADE: DEBATE SOBRE MÚSICA E MOVIMENTO POR DIREITOS CIVIS EM SALA DE AULA
Anna Maria Greco Carvalho
Carlos Eduardo Nicolette
SÉRIES COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO SOBRE WEBSERIE “BRASIL, A ÚLTIMA CRUZADA”, USOS E APROPRIAÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA
Arnaldo Martin Szlachta Junior
HISTÓRIA PÚBLICA, TECNOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS ÉTICOS AOS HISTORIADORES NO PRESENTE
Aruanã Antonio dos Passos
Willian Roberto Vicentini
FOTOGRAFIAS ESCOLARES: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE NO CAMPO HISTORIOGRÁFICO
Audrey Franciny Barbosa
AS MULHERES EM GAME OF THRONES: REFLEXÕES SOBRE AS PERSONAGENS EM RELAÇÃO COM AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NA IDADE MÉDIA
Bruno Silva de Oliveira
Rodrigo Henrique Araújo da Costa
ENSINO DE HISTÓRIA E CIBERESPAÇO: APONTAMENTOS SOBRE NARRATIVA, PROCESSOS DE LEITURA E APRENDIZAGEM HISTÓRICA POR MEIO DE UM SITE INTERATIVO
Carolina Corbellini Rovaris
A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ESCRITA DIDÁTICA REGIONAL
Davison Hugo Rocha Alves
A LITERATURA DE VIAGEM COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO PARANÁ
Diná Schmidt
CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Diogo Matheus De Souza
Stela Schenato
“CONTAR HISTÓRIAS”: REFLEXÕES SOBRE O OFÍCIO DO HISTORIADOR A PARTIR DO FILME 'THE FINAL CUT'
Edson Claiton Guedes
REFORMA PEREIRA PASSOS EM QUESTÃO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS ENQUANTO FONTES HISTÓRICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Elizete Gomes Coelho dos Santos
CAPAS DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E A REPRESENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO: UMA ANÁLISE DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS 'HISTÓRIA - INTEGRALIS', 'HISTÓRIA GLOBAL – BRASIL E GERAL' E 'HISTÓRIA: SOCIEDADE E CIDADANIA'
Esdras Carlos de Lima Oliveira
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O DESAFIO DA CULTURA ESCOLAR
Fabiano Viana Andrade
A LITERATURA NA HISTÓRIA/ENSINO DE HISTÓRIA
Fernando Nogueira Resende
Jonathan Evangelista de Araújo
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DA LITERATURA NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS, PROBLEMAS E PROPOSTAS
Filipe Matheus Marinho de Melo
Jairo Fernandes da Silva Junior
O USO DE IMAGENS COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA
Gabriela Isbaes
DISNEY, SEGUNDA GUERRA E “BOA VIZINHANÇA”: FILMES ANIMADOS NAS AULAS DE HISTÓRIA
Geraldo Magella de Menezes Neto
A TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO
Hemerson dos Santos Junior
Dulceli de Lourdes Estacheski Tonet
ENTRE TAMBORES, GUITARRAS E MARACÁS: HEAVY METAL COMO SUPORTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Heraldo Márcio Galvão Júnior
Jessica Teixeira Careon
INIMIGOS EM PIXELS: A REPRESENTAÇÃO DOS INIMIGOS DOS ESTADOS UNIDOS EM 'COMMAND & CONQUER'
Hezrom Vieira Costa Lima
EDUCAÇÃO ESCOLAR E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS
Ivan Francisco Viana de Lima
Márcio Douglas de Carvalho e Silva
HISTÓRIA E ENSINO: O DIÁLOGO ENTRE MODA E MEMÓRIA
Jéssica Mayara Santos Sampaio
A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE RELIGIOSA NO FILME “A DÚVIDA”: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NO PERFIL SACERDOTAL
Jessica Caroline de Oliveira
A REVOLUÇÃO FRANCESA REVISITADA:
QUADRINHOS, GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA
Juliana Ribeiro Marra
ENSINO DE HISTÓRIA E O CORDEL: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Karoline Margarida Fernandes Januário
ENSINO DE HISTÓRIA: USO DAS FONTES EM SALA DE AULA
Leanderson Cristiano Voznei
DESMISTIFICANDO OS CONTEÚDOS DAS REDES SOCIAIS: O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DE POSTAGENS DA INTERNET
Leonardo Carvalho de Souza
Lucas Alves da Silva
EDUCAÇÃO HISTÓRICA E PATRIMONIAL: ENCONTROS NA FORMAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO
Lúcio Nascimento
A HISTÓRIAL ORAL COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO IDENTITÁRIA: QUANDO O MUSEU INVADE A SALA DE AULA
Luiza Helena Amorim Coelho Cavalcante
QUANDO 1 É MAIOR QUE 40 MIL: REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO
Maicon Roberto Poli de Aguiar
ENSINO DE HISTÓRIA E CINEMA: A PRÉ-HISTÓRIA DE ANNAUD EM "A GUERRA DO FOGO"
Marcelo Gonçalves Ferraz
QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA
Márcio Vitor Santos
POSSIBILIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA: AS LEIS ABOLICIONISTAS NO FACEBOOK
Marília Guaragni de Almeida
Gustavo Henrique Kunsler Guimarães
FORRÓ COMO FONTE HISTÓRICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Monaquelly Carmo de Jesus
INFLUÊNCIAS VARGUISTAS NO ENTENDIMENTO DA MÍDIA
Nathalia Entringer Lorencini dos Santos
Wendel Jorge Rocha Fernandes
IMAGEM E ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE O EGITO
Nathália Machado Freire de Arruda
TECNOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE USO DO GOOGLE STREET VIEW COMO FORMA DE CONHECER O CENTRO HISTÓRICO DE MACAPÁ
Paulo de Mendonça Mafra
Jelly Juliane Souza de Lima
ASSISTINDO À CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA:
UM ESTUDO DO FILME 'NARRADORES DE JAVÉ'
Pedro Henrique Caires de Almeida
Valdemir Paiva
MÚSICA: INSTRUMENTO DE PESQUISA E RECURSO DIDÁTICO
Policleiton Rodrigues Cardoso
CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE CULTURA HISTÓRICA E SABERES DOCENTES
Rafael Monteiro de Oliveira Cintra
TRANSVERSALIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA: COMPREENDENDO TRABALHO INFANTIL NUMA OFICINA NO PIBID-HISTÓRIA (CFP/UFCG)
Rafael Dalyson dos Santos Souza
Jefferson Fernandes de Aquino
PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO: AS NOVAS LINGUAGENS COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA, O CASO DOS MAPAS
Rafael Sousa Nogueira
Lucilvana Ferreira Barros
O USO DA HQ’S COMO UMA NOVA LINGUAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL
Regiani da Silva Pedrosa
Rildo Bento Tavares
A SELVA E AS IDENTIDADES LATINOAMERICANAS NO CINEMA E O ENSINO DE HISTÓRIA
Renata Carvalho Silva
ARQUIVOS E DOCUMENTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA (LOCAL): UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Roberg Januário dos Santos
Lucilvana Ferreira Barros
HISTÓRIA E LITERATURA: O TEXTO LITERÁRIO E O ENSINO DE HISTÓRIA
Roberg Januário dos Santos
Rosenaldo Januário dos Santos
A ICONOGRAFIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rodolpho Luiz Almeida Vieira
'UM PARA O CAMINHO' DE HAROLD PINTER: UTILIZANDO O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
Rodrigo Conçole Lage
O CINEMA DE ANIMAÇÕES E O ENSINO DE HISTÓRIA: BREVE REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Rodrigo Galo Quintino
A IMPRENSA NO ENSINO E PESQUISA HISTÓRICA: A UTILIZAÇÃO DE JORNAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA EM SALA DE AULA
Rodrigo Luis dos Santos
SOBRE AS FERRAMENTAS DA INTERNET NAS AULAS DE HISTÓRIA: OU SENTINDO-SE COMO UM CEGO TATEANDO UM NOVO CAMINHO
Rosilene Dias Montenegro
UMA PROSPOTA DE ENSINO: O USO DO TEATRO GREGO PARA A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE ANTENIESE CLÁSSICA
Sérgio Mendes
HITLER EM CENA: CULTURA, LINGUAGEM E HISTÓRIA NA ABORDAGEM SEMIÓTICA DE “ELE ESTÁ DE VOLTA”
Tatiane Kaspari
Carlos Eduardo Ströher
FAKE NEWS EM SALA DE AULA: O ENSINO DE HISTÓRIA E A INFORMAÇÃO NO TEMPO PRESENTE
Thiago Reisdorfer
OS JOGOS DIGITAIS COMO FONTE DE ENSINO
Túlio Dalpra Lima
Jeremias Oliveira Santana
A BATALHA DA BORRACHA E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DOS CARTAZES DE JEAN PIERRE CHABLOZ
Victor Lima Corrêa
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
Vitória Duarte Wingert
Jander Fernandes Martins
OS ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E HISTÓRIA AMBIENTAL
Wendell Presley Machado Cordovil
ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DA INTERNET COMO COMPANHEIRA NO PAPEL DE ENSINO APRENDIZAGEM
Wiliana Maiara do Nascimento
A MÚSICA E A PARÓDIA COMO CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Wiliane Maine do Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.