Comunicações Aprovadas

As comunicações aprovadas seguem organizadas em ordem alfabética dos autores, e pelas mesas nas quais foram incluídas. Dúvidas e perguntas, entre em contato com o evento: simpohis@gmail.com

APRENDIZAGENS HISTÓRICAS

ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS LINGUAGENS: EXPERIÊNCIAS DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO BÁSICO NO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Ana Luíza Mello Santiago de Andrade
Alicy de Oliveira Simas

HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE ALUNOS E PROFESSORES DO LICEU MARANHENSE
Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde

DISCUTINDO O ENSINO DE HISTÓRIA: COMO ANDA A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS TEMPOS EM RELAÇÃO ÀS DISCUSSÕES SOCIOCULTURAIS?
Andrea Cristina Marques

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O CEMITÉRIO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA
Anna Luiza Pereira

PEDRA, PAPEL E TORTURA: A DITADURA CIVIL-MILITAR REVISITADA NA SALA DE AULA
Ary Albuquerque Cavalcanti Junior

A NARRATIVA SOBRE A ADESÃO DO PARÁ À INDEPENDÊNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DA ESCOLA PROF. ANTÔNIO GONDIM LINS: PRIMEIROS RESULTADOS
Athos Matheus da Silva Guimarães

A FEB PRECISA DE UM ESPAÇO MAIOR NA SALA DE AULA
Bruna Brandel Meleck

A “GUERRA DO PARAGUAI”:  O ENSINO A FAVOR DE UM MOMENTO
Bruno César Pereira

ENSINO DE HISTÓRIA X ENEM: INTRODUÇÃO À PREPARAÇÃO POR MEIO DA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA ANARQUISTA
Carlos Mizael dos Santos Silva

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Daniela Maria Weber

PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA- ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DAS IMAGENS
DANIEL RODRIGUES DE LIMA

O ENSINO DE HISTÓRIA E AS NARRATIVA HISTÓRICAS COMPARADAS SOBRE A QUESTÃO DO AMAPÁ: ENTRE MITOS, SILÊNCIOS E NEGAÇÃO
Danilo Sorato Oliveira Moreira

HISTÓRIA DO JAPÃO NA SALA DE AULA: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Edelson Geraldo Gonçalves

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA
Edilson de Souza Marques

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA: COMPREENDER A HISTÓRIA PELA UTILIZAÇÃO DE PEÇA TEATRAL EM SALA DE AULA
Eliandra Gleyce Dos Passos Rodrigues

O ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM SOBRE A DITADURA CIVIL MILITAR BRASILEIRA (1964-1988)
Erica da Silva Xavier

PERSPECTIVAS DIDÁTICAS EM UM MÉTODO NARRATIVO-TÁTICO SOBRE O ENSINO DE SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Flávio Rafael Mendes Campos

DOCENTE DIDÁTICO, NÃO O SUPRASSUMO DA TECNOLOGIA
Gabriel Irinei Covalchuk
Everton Carlos Crema

CONTEXO HISTÓRICO DA OBRA “OS MISERÁVEIS” E O ENSINO DE HISTÓRIA
Giovana Maria Carvalho Martins

O DIÁRIO DE ANNE FRANK E AS POSSIBILIDADES DE SE PENSAR A SEGUNDA GUERRA MUDIAL PARA ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Helena Ragusa

ENSINO DE HISTÓRIA NO PRÉ-VESTIBULAR PARA ALÉM DA DAS PROVAS DE SELEÇÃO
Igor Lemos Moreira

“CINECLUBE” E O ENSINO DE HISTÓRIA EM EAD
Ivaneide Barbosa Ulisses
Celiana Maria da Silva

O ESTUDO DO HOLOCAUSTO A PARTIR DO TRIBUNAL DE NUREMBERG (1945-1946): CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA
Jean Marcos Bonatto

O ESPAÇO SOCIAL DOS PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DO CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA NO PARANÁ
Jeferson Rodrigo da Silva

A HISTÓRIA DA FAMÍLIA COMO METODOLOGIA PARA APROXIMAR O ALUNO E A DISCIPLINA DE HISTÓRIA
John Jorge de Sousa Gois

APOIO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A COMUNIDADE
Joilson Silva de Sousa
Roseane Fernandes Feitosa

A CULTURA MATERIAL AMAZÔNICA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Jordana Andrade Cativo
Clarice Bianchezzi

A PATRIMONIALIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O CASO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LUZ EM SÃO LOURENÇO DA MATA–PE
José Pedro Lopes Neto
Sandra Simone Moraes de Araújo

OS LUGARES DE MEMÓRIA DA CIDADE DE RONDONÓPOLIS-MT: ENSINO, CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Juliana Ramos de Arruda

O USO DA IDENTIDADE E DA MEMÓRIA NO ENSINO: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE UMA HISTÓRIA REGIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Lucas Emanoel Soares Gueiros

DA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA AO LUGAR DE MEMÓRIA: REFLEXÕES ACERCA DO SOLAR LUIZ DE SOUZA LEÃO
Luis Felipe Sanches

DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: OUTRAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA
Marcelo de Oliveira Feitosa
Lucilvana Ferreira Barros

AS FONTES TEXTUAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – UMA EXPERIÊNCIA DE ESTUDO NO PIBID
Maria Doralice Nepomuceno Barbosa
Max Lanio Martins Pina

E QUEM VAI PAGAR O PATO? DEBATES SOBRE HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE NA SALA DE AULA
Maria Fernanda Magalhães Scelza
Arnaldo Henrique de Sampaio Santos

VISITA GUIADA AO SÍTIO HISTÓRICO DO DESCOBERTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria Juliana de Freitas Almeida
Max Lanio Martins Pina

ANÁLISE DA NARRATIVA SOBRE A IDADE MÉDIA OCIDENTAL EM UM LIVRO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariana de Sá Gaspar

A REVOLUÇÃO FRANCESA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA
Matheus Mendanha Cruz

A NEGAÇÃO DA DISCIPLINA: DIDÁTICA E CONTROLE SOCIAL EM UMA AULA DE HISTÓRIA DA PEDAGOGIA WALDORF
Matheus Hatschbach

UM OLHAR ALÉM DA MORTE: O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO ESPAÇO CEMITERIAL
Maura Regina Petruski

TEATRO, PATRIMÔNIO, MUSEU E ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL: HISTÓRIA DE GOIÁS EM MOVIMENTO
Miriam Bianca Amaral Ribeiro

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID INTERDISCIPLINAR- EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO INICIAL EM HISTÓRIA
Rafael Fiedoruk Quinzani
Ane Carine Meurer

DISCUTINDO HISTÓRIA E O BARROCO
Neuza de Fátima da Fonseca
Rodrigo Otávio dos Santos

O ENSINO DE HISTÓRIA EM SALA DE AULA: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS E NOÇÕES DA DOCÊNCIA
Sabrina Gomes de Oliveira

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE RONDONÓPOLIS-MT: ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Sandro Ambrósio Alves


ENSINO DE HISTÓRIA

CONCEITOS BÁSICOS DE ENSINO E MÉTODOS APRENDIZAGEM NO BRASIL NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Aline Karine Nunes

O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMA E CONTEÚDO
Andréa Giordanna Araujo da Silva

UMA HISTÓRIA ÚNICA? NOTAS SOBRE A INCLUSÃO DE PERSPECTIVAS HISTORIOGRÁFICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Arnaldo Lucas Pires Junior
Caroline Trapp de Queiroz

HISTÓRIA PÚBLICA PARA ALÉM DA ESCOLA: ISSO É POSSÍVEL NO BRASIL?
Bruno Flávio Lontra Fagundes

REFLEXÕES SOBRE SUPORTES DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE HISTÓRIA
Carlos Eduardo Ströher

A UTILIZAÇÃO DAS FONTES ESCRITAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Edmilson Antonio da Silva Junior

CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, TEMPO E IDENTIDADES: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Ernesto Padovani Netto

A CULTURA MATERIAL A FAVOR DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
Esther Salzman Castellano

HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA EM PROCESSOS EDUCATIVOS: ARMADILHAS, PERCALÇOS E DESAFIOS PARA O PROFESSOR
Fábio Júnio Mesquita

OS TEMAS SENSÍVEIS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE: BREVES APONTAMENTOS
Giovanna Santana
Patrícia Magalhães Pinheiro

ENSINO DE HISTÓRIA: UM PRODUTO DE SEU TEMPO
Girleide Barbosa Fontes

UM BREVE DEBATE TEÓRICO SOBRE O LIBERALISMO: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Glayson Castro da Silva

UMA REFLEXÃO SOBRE A PESQUISA-AÇÃO: A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO
Isaias Holowate

TRAUMA E TESTEMUNHO: CAMINHOS TEÓRICOS PARA ENSINO DAS RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA
Jean Marcos Bonatto

A FORMAÇÃO DA CONSICÊNCIA HISTÓRIA A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL
Jessica Caroline de Oliveira

DISCUTINDO EDUCAÇÃO A PARTIR DO ENSINO DE HISTÓRIA E A CULTURA HISTÓRICA
José Cunha Lima
Janete Cunha Lima

HISTÓRIA ORAL: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE HISTÓRIA
Leanderson Cristiano Voznei

O JORNALISTA E O ENSINO SOBRE A DITADURA BRASILERA DE 1964 – O “GUIA” DE LEANDRO NARLOCH
Leonardo Paiva do Monte

REFLETINDO SOBRE CURRÍCULO E FORMAÇÃO: AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS E O SURGIMENTO DOS NOVOS ATORES CURRICULARES
Lívia Caroline Santos Alves

ENTRE O ENSINO DE HISTÓRIA E A EMANCIPAÇÃO HUMANA
Lucas França Maciel Priori

HEGEL E MARX: POR UMA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DIALÉTICA
Maria Sarah do Nascimento Brito
Jhonatan Júnior Alcântara

AS NARRATIVAS HISTÓRICAS FORA DA ACADEMIA E DA ESCOLA: UMA CONVERSA ENTRE A HISTÓRIA PÚBLICA E A DIDÁTICA DA HISTÓRIA
Matheus Henrique Marques Sussai

ENSINANDO HISTÓRIA
Miss Lene Pereira da Costa

O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
Raquel dos Santos Correa
Wilverson Rodrigo Silva de Melo

HISTÓRIA PARA QUE TE QUERO? O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS
Raquel dos Santos Correa
Wilverson Rodrigo Silva de Melo

AFINAL, O QUE SÃO CONCEITOS SUBSTANTIVOS E CONCEITOS DE SEGUNDA ORDEM? PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Rebecca Carolline Moraes da Silva

A HISTÓRIA MODERNA NA SALA DE AULA: REFLEXÕES PARA O ENSINO E A PRÁTICA DOCENTE
Roberg Januário dos Santos
Lucilvana Ferreira Barros

HISTÓRIA REGIONAL E ENSINO DE HISTÓRIA: POR UMA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DA “DI-VISÃO” NA NAÇÃO
Roberg Januário dos Santos
Lucilvana Ferreira Barros

PARA QUE SERVE A HISTÓRIA NA ESCOLA? UM PANORAMA GERAL SOBRE AS FUNÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ronny Costa Pereira

O PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO, SEUS ATAQUES À ESCOLA DEMOCRÁTICA E OS IMPACTOS SOBRE OS CURRÍCULOS DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA
Walace Ferreira

PRÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE DELEUZE NA DIFERENÇA E REPETIÇÃO
Wallysson Klebson de Medeiros Silva

A ESCOLA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: HISTÓRIA, DESAFIOS, PERSPECTIVAS
Wemerson Felipe Gomes
Tamires Celi da Silva


GÊNEROS E ETNICIDADES

GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: AS REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NO LIVRO DIDÁTICO
Ana Carolina Santos Prohmann

O NEGRO NA PUBLICIDADE: ECOS DE UMA HISTÓRIA ORDINÁRIA
Ana Lourdes Queiroz da Silva

HISTÓRIA E EDUCAÇÃO SEXUAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Arthur Jonatha Souza de Nascimento

RACISMO, HISTÓRIA DE ÁFRICA E APLICABILIDADE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Cirila Regina Ferreira Serra

RELEVÂNCIA DA LEI Nº 10.639/03 NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EJA
David Richard Martins Motta

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA: ENTRE LUTAS, RESSIGNIFICAÇÕES E CONQUISTAS DE DIREITOS
Denilce Raimunda de Castro Mourão
Wilverson Rodrigo Silva de Melo

O ENSINO DA HISTÓRIA INDÍGENA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: LEI, TABU E AUTODETERMINAÇÃO
Eduardo Gomes da Silva Filho

AS MINORIAS SOCIAIS E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NO ENSINO MÉDIO
Fábio Alexandre da Silva

PROTAGONISMO INDÍGENA E A NOVA HISTÓRIA: REFLEXÕES PARA A PESQUISA E O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Fernando Roque Fernandes
Beatriz da Silva Mello

PRECISAMOS FALAR SOBRE RACISMO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO
Hemerson dos Santos Junior

DA MARGINALIZAÇÃO À PATRIMONIALIZAÇÃO: A “ARTE DA VADIAÇÃO” RESSIGNIFICADA NA RODA LIVRE DE CAXIAS
Igor Fernandes de Alencar

O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE SOB A CATEGORIA GÊNERO
Janaína Jaskiu

O PATRIMÔNIO CULTURAL NEGRO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Janaina Cardoso de Mello
Hiago Feitosa da Silva

A LEI 10.639/2003 NA CIDADE DE CAMPO BOM-RS NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA
Jander Fernandes Martins
Vitória Duarte Wingert

AS REPRESENTAÇÕES ÉTNICAS E CULTURAIS NO PCN – VOL. 10 - PLURALIDADE CULTURAL E ORIENTAÇÃO SEXUAL
Jander Fernandes Martins
Vitória Duarte Wingert

HISTÓRIA DAS MULHERES E ENSINO DE HISTÓRIA: APRESENTANDO REFLEXÕES, CONEXÕES E POSSIBILIDADES
Jeane Carla Oliveira de Melo

A RELAÇÃO TERREIRO ESCOLA: DIÁLOGOS PARA UM ENSINO DE HISTÓRIA QUE REPENSE O CURRÍCULO ESCOLAR COM BASE NA LEI 10.639/2003 NO CENTRO DE ENSINO JOÃO MARQUES MIRANDA EM CURURUPU-MA
Jêibel Márcio Pires Carvalho

VISIBILIDADE DA HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS EM SÃO LUIS
Josué Viana da Silva
Douglas Oliveira Machado

É DE PEQUENINO QUE SE APRENDE! OLHARES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA NO FUNDAMENTAL I DA CIDADE DE PONTA GROSSA-PR
Julia M. Kalva
Simone Aparecida Dupla

MANIFESTAÇÕES DE PRÁTICAS RACISTAS: O QUE MUDOU NO LIVRO DIDÁTICO?
Ledyane Lopes Barbosa
Vanessa Marcela Rodrigues

O USO DOS “MEMES” NO ENSINO DE HISTÓRIA: A HISTÓRIA DAS MULHERES NAS OLIMPÍADAS E AS NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS
Luciana Mendes dos Santos

RETÂNGULOS, BALÕES E NEGRITUDE EM QH ONLINE: ESCRAVIDÃO ENTRE ÁFRICA E SERGIPE NO SÉCULO XIX
Luciano dos Santos Ferreira

PROJETO "CAIXA ARAXÁ": APORTE DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA
Lui Fonseca Do Nascimento
Caroline Dos Santos Andrade

PRECISAMOS FALAR DOS NEGROS: ENSINANDO CIDADANIA NA AULA DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS
Olga Suely Teixeira

DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM CLASSES INCLUSIVAS
Paulo José Assumpção dos Santos

HISTÓRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – CUMBE A HQ SOBRE A ESCRAVIDÃO
Ellen Cristina Araújo Silva
Policleiton Rodrigues Cardoso

ENTRE HISTÓRIA, LITERATURA E ENSINO: REFLEXÕES ACERCA DO USO DO ROMANCE 'A FLECHA DE DEUS'
Ruhama Sabião
Luis Ernesto Barnabé

AÇÕES AFIRMATIVAS E AS PROPOSTAS DE ENSINO DE HISTÓRIA
Siméia de Nazaré Lopes

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DO DIREITO DOS POVOS A UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Suerley Mendes Parintins
Wilverson Rodrigo S. de Melo

ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA BREVE REFLEXÃO
Valdenira Silva de Melo

DEZ ANOS DA LEI 11.645: ENTRE MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS
Vânia Cristina da Silva
Cláudia Cristina do Lago Borges

PROBLEMÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA
Wesley de Oliveira Silva


HISTÓRIA DO ENSINO

OS ESTUDOS E A ESCRITA NOS CONVENTOS FEMININOS EM PORTUGAL NA ÉPOCA MODERNA (SÉCULOS XVI E XVII)
Alex Rogério Silva

A ESCOLA E SEU ENTORNO COMO FERRAMENTAS DE ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL: O CASO DO C.E. TÚLIO DE FRANÇA
Aristides Leo Pardo

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA NO BRASIL: DA EXCLUSÃO AO PROTAGONISMO NO MAGISTÉRIO
Bruna Letícia Soares de Carvalho
Ediane Sena Almeida

VOZES DA DOCÊNCIA: PRIMEIRA PROFESSORA DE MARRECAS - PR, ALBA PAZ DA SILVA (1945)
Carla Cattelan

O CURRÍCULO NAS ESCOLAS RURAIS EM FRANCISCO BELTRÃO/PR: UMA ANÁLISE DA DÉCADA DE 1960 - 1970
Carla Cattelan

O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NA SALA DE AULA
Carmem Lúcia Gomes De Salis

OS CAMINHOS DA HISTÓRIA: INSTITUIÇÕES ESCOLARES E EXPANSÃO URBANA NO ITARARÉ (1986-1991)
Cibele da Silva Andrade

PESQUISA E ENSINO DO CONTESTADO: CAMINHOS E DESCAMINHOS ENTRE A ACADEMIA E A SALA DE AULA
Eloi Giovane Muchalovski

MEDIDAS ESTATAIS PARA FOMENTAR O ENSINO PROFISSIONAL EM PERNAMBUCO, (1889 - 1930)
Estevam Henrique dos Santos Machado

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO JESUÍTICO NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO E A NECESSIDADE DO LETRAMENTO DOS INDÍGENAS PARA A SUA CONVERSÃO À FÉ CATÓLICA
Francisco Nazareno Brasileiro Dias

PROCESSO DE EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA: CONTROLE ACADÊMICO NO SÉCULO XVIII E MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO SÉCULO XXI
Gabriel Irinei Covalchuk

EM BUSCA DE ERNANI REICHMANN: SIMBIOSE DE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS
(MICRO-HISTÓRIA E AUTO/BIOGRAFIA CORAL)
Gilvani A. de Araujo

MULHERES POLONESAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO
Isabelly Pietrzaki Pereira
Roseli B. Klein

OS DEGREDADOS DA TERRA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E A CIDADANIA
Ivanize Santana Sousa Nascimento
Antonio José de Souza

A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO NOS COMPÊNDIOS DE HISTÓRIA UNIVERSAL OITOCENTISTAS
José Petrúcio de Farias Júnior

ENSINO DA HISTÓRIA DA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA E SUAS LIÇÕES POLÍTICAS: OS CLÁSSICOS DA SAÚDE COLETIVA COMO FONTE
Leonardo Carnut
Áquilas Mendes

A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO RELIGIOSO NOS PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO FORMAL NA CIDADE DE SANTARÉM
Lidia Cristiany Alves Assunção
Yasmin Monique Sousa da Silva

O MÉTODO DA ANÁLISE DE DISCURSO NA LEITURA DO TEATRO GREGO
Luiz Henrique Bonifacio Cordeiro

A EDUCAÇÃO POPULAR NO MUNDO GREGO ANTIGO
Luiz Henrique Silva Moreira

“INDIVIDUALIDADES HISTÓRICAS”: ESMERALDA DE AZEVEDO E A ESCRITA DE LIVROS ESCOLARES DE HISTÓRIA
Magno Francisco de Jesus Santos

O MÉTODO CARTESIANO E O ENSINO MILITAR FRANCÊS NO EXÉRCITO BRASILEIRO: O CASO DA ESCOLA DE ESTADO-MAIOR
Marcus Fernandes Marcusso
Lívia Carolina Vieira

PROVOCAÇÕES A PARTIR DE LUCY MAYNARD SALMON
Mariana Dias Antonio
Renan Ramos Chaves

OS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ESTUDOS SOCIAIS NO BRASIL: EM BUSCA DAS MATRIZES ESTADUNIDENSES
Max Willes de Almeida Azevedo

A TENTATIVA DE DIVISÃO DO PARÁ E DE CRIAÇÃO DO ESTADO DE CARAJÁS: POSSIBILIDADES TEMÁTICAS DE DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO SUL DO PARÁ
Roberg Januário dos Santos
Jeremias Oliveira Santana

OS DESLOCADOS PELA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O ENSINO NOS CAMPOS DE ACOLHIMENTO
Rodrigo dos Santos

HISTÓRIA E MEMÓRIA NO OESTE PARANAENSE: ESTUDO PRELIMINAR SOBRE OS GRUPOS ESCOLARES DE MEDIANEIRA (1952-1964)
Sander Fernando de Paula
João Carlos da Silva

O PROCESSO DE CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES DE SANTARÉM
Joanne da Silva Ribeiro
Silvia Eletícia Santos do Nascimento


MÍDIAS, TECNOLOGIAS E TRANSVERSAIS

OS CONCEITOS DE REVOLUÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS E AS LINGUAGENS DE ENSINO
Alessandro Martins Gomes
Mônica Cordovil de Oliveira Martins Gomes

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Allef de lima Laurindo Fraemann Matos

O CINEMA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZEM NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ana Lúcia Silva Santos
Lucilvana Ferreira Barros

MÚSICAS, DOCUMENTOS E JOGOS NAS AULAS DE HISTÓRIA
Andréia Sznicer
Cleverton Andrei Roza

CANTANDO PELA IGUALDADE: DEBATE SOBRE MÚSICA E MOVIMENTO POR DIREITOS CIVIS EM SALA DE AULA
Anna Maria Greco Carvalho
Carlos Eduardo Nicolette

SÉRIES COMO INSTRUMENTO DE  ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO SOBRE WEBSERIE “BRASIL, A ÚLTIMA CRUZADA”, USOS E APROPRIAÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA
Arnaldo Martin Szlachta Junior

HISTÓRIA PÚBLICA, TECNOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS ÉTICOS AOS HISTORIADORES NO PRESENTE
Aruanã  Antonio dos Passos
Willian Roberto Vicentini

FOTOGRAFIAS ESCOLARES: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE NO CAMPO HISTORIOGRÁFICO
Audrey Franciny Barbosa

AS MULHERES EM GAME OF THRONES: REFLEXÕES SOBRE AS PERSONAGENS EM RELAÇÃO COM AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NA IDADE MÉDIA
Bruno Silva de Oliveira
Rodrigo Henrique Araújo da Costa

ENSINO DE HISTÓRIA E CIBERESPAÇO: APONTAMENTOS SOBRE NARRATIVA, PROCESSOS DE LEITURA E APRENDIZAGEM HISTÓRICA POR MEIO DE UM SITE INTERATIVO
Carolina Corbellini Rovaris

A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ESCRITA DIDÁTICA REGIONAL
Davison Hugo Rocha Alves

A LITERATURA DE VIAGEM COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO PARANÁ
Diná Schmidt

CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Diogo Matheus De Souza
Stela Schenato

“CONTAR HISTÓRIAS”: REFLEXÕES SOBRE O OFÍCIO DO HISTORIADOR A PARTIR DO FILME 'THE FINAL CUT'
Edson Claiton Guedes

REFORMA PEREIRA PASSOS EM QUESTÃO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS ENQUANTO FONTES HISTÓRICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Elizete Gomes Coelho dos Santos

CAPAS DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E A REPRESENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO: UMA ANÁLISE DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS 'HISTÓRIA - INTEGRALIS', 'HISTÓRIA GLOBAL – BRASIL E GERAL' E 'HISTÓRIA: SOCIEDADE E CIDADANIA'
Esdras Carlos de Lima Oliveira

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O DESAFIO DA CULTURA ESCOLAR
Fabiano Viana Andrade

A LITERATURA NA HISTÓRIA/ENSINO DE HISTÓRIA
Fernando Nogueira Resende
Jonathan Evangelista de Araújo

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DA LITERATURA NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS, PROBLEMAS E PROPOSTAS
Filipe Matheus Marinho de Melo
Jairo Fernandes da Silva Junior

O USO DE IMAGENS COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA
Gabriela Isbaes

DISNEY, SEGUNDA GUERRA E “BOA VIZINHANÇA”: FILMES ANIMADOS NAS AULAS DE HISTÓRIA
Geraldo Magella de Menezes Neto

A TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO
Hemerson dos Santos Junior
Dulceli de Lourdes Estacheski Tonet

ENTRE TAMBORES, GUITARRAS E MARACÁS: HEAVY METAL COMO SUPORTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Heraldo Márcio Galvão Júnior
Jessica Teixeira Careon

INIMIGOS EM PIXELS: A REPRESENTAÇÃO DOS INIMIGOS DOS ESTADOS UNIDOS EM 'COMMAND & CONQUER'
Hezrom Vieira Costa Lima

EDUCAÇÃO ESCOLAR E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS
Ivan Francisco Viana de Lima
Márcio Douglas de Carvalho e Silva

HISTÓRIA E ENSINO: O DIÁLOGO ENTRE MODA E MEMÓRIA
Jéssica Mayara Santos Sampaio

A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE RELIGIOSA NO FILME “A DÚVIDA”: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NO PERFIL SACERDOTAL
Jessica Caroline de Oliveira

A REVOLUÇÃO FRANCESA REVISITADA:
QUADRINHOS, GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA
Juliana Ribeiro Marra

ENSINO DE HISTÓRIA E O CORDEL: REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Karoline Margarida Fernandes Januário

ENSINO DE HISTÓRIA: USO DAS FONTES EM SALA DE AULA
Leanderson Cristiano Voznei

DESMISTIFICANDO OS CONTEÚDOS DAS REDES SOCIAIS: O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DE POSTAGENS DA INTERNET
Leonardo Carvalho de Souza
Lucas Alves da Silva

EDUCAÇÃO HISTÓRICA E PATRIMONIAL: ENCONTROS NA FORMAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO
Lúcio Nascimento

A HISTÓRIAL ORAL COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO IDENTITÁRIA: QUANDO O MUSEU INVADE A SALA DE AULA
Luiza Helena Amorim Coelho Cavalcante

QUANDO 1 É MAIOR QUE 40 MIL: REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO
Maicon Roberto Poli de Aguiar

ENSINO DE HISTÓRIA E CINEMA: A PRÉ-HISTÓRIA DE ANNAUD EM "A GUERRA DO FOGO"
Marcelo Gonçalves Ferraz

QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA
Márcio Vitor Santos

POSSIBILIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA: AS LEIS ABOLICIONISTAS NO FACEBOOK
Marília Guaragni de Almeida
Gustavo Henrique Kunsler Guimarães

FORRÓ COMO FONTE HISTÓRICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Monaquelly Carmo de Jesus

INFLUÊNCIAS VARGUISTAS NO ENTENDIMENTO DA MÍDIA
Nathalia Entringer Lorencini dos Santos
Wendel Jorge Rocha Fernandes

IMAGEM E ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE O EGITO
Nathália Machado Freire de Arruda

TECNOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE USO DO GOOGLE STREET VIEW COMO FORMA DE CONHECER O CENTRO HISTÓRICO DE MACAPÁ
Paulo de Mendonça Mafra
Jelly Juliane Souza de Lima

ASSISTINDO À CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA:
UM ESTUDO DO FILME 'NARRADORES DE JAVÉ'
Pedro Henrique Caires de Almeida
Valdemir Paiva

MÚSICA: INSTRUMENTO DE PESQUISA E RECURSO DIDÁTICO
Policleiton Rodrigues Cardoso

CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE CULTURA HISTÓRICA E SABERES DOCENTES
Rafael Monteiro de Oliveira Cintra

TRANSVERSALIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA: COMPREENDENDO TRABALHO INFANTIL NUMA OFICINA NO PIBID-HISTÓRIA (CFP/UFCG)
Rafael Dalyson dos Santos Souza
Jefferson Fernandes de Aquino

PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO: AS NOVAS LINGUAGENS COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA, O CASO DOS MAPAS
Rafael Sousa Nogueira
Lucilvana Ferreira Barros

O USO DA HQ’S COMO UMA NOVA LINGUAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL
Regiani da Silva Pedrosa
Rildo Bento Tavares

A SELVA E AS IDENTIDADES LATINOAMERICANAS NO CINEMA E O ENSINO DE HISTÓRIA
Renata Carvalho Silva

ARQUIVOS E DOCUMENTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA (LOCAL): UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Roberg Januário dos Santos
Lucilvana Ferreira Barros

HISTÓRIA E LITERATURA: O TEXTO LITERÁRIO E O ENSINO DE HISTÓRIA
Roberg Januário dos Santos
Rosenaldo Januário dos Santos

A ICONOGRAFIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rodolpho Luiz Almeida Vieira

'UM PARA O CAMINHO' DE HAROLD PINTER: UTILIZANDO O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
Rodrigo Conçole Lage

O CINEMA DE ANIMAÇÕES E O ENSINO DE HISTÓRIA: BREVE REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Rodrigo Galo Quintino

A IMPRENSA NO ENSINO E PESQUISA HISTÓRICA: A UTILIZAÇÃO DE JORNAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA EM SALA DE AULA
Rodrigo Luis dos Santos

SOBRE AS FERRAMENTAS DA INTERNET NAS AULAS DE HISTÓRIA: OU SENTINDO-SE COMO UM CEGO TATEANDO UM NOVO CAMINHO
Rosilene Dias Montenegro

UMA PROSPOTA DE ENSINO: O USO DO TEATRO GREGO PARA A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE ANTENIESE CLÁSSICA
Sérgio Mendes

HITLER EM CENA: CULTURA, LINGUAGEM E HISTÓRIA NA ABORDAGEM SEMIÓTICA DE “ELE ESTÁ DE VOLTA”
Tatiane Kaspari
Carlos Eduardo Ströher

FAKE NEWS EM SALA DE AULA: O ENSINO DE HISTÓRIA E A INFORMAÇÃO NO TEMPO PRESENTE
Thiago Reisdorfer

OS JOGOS DIGITAIS COMO FONTE DE ENSINO
Túlio Dalpra Lima
Jeremias Oliveira Santana

A BATALHA DA BORRACHA E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DOS CARTAZES DE JEAN PIERRE CHABLOZ
Victor Lima Corrêa

POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
Vitória Duarte Wingert
Jander Fernandes Martins

OS ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E HISTÓRIA AMBIENTAL
Wendell Presley Machado Cordovil

ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DA INTERNET COMO COMPANHEIRA NO PAPEL DE ENSINO APRENDIZAGEM
Wiliana Maiara do Nascimento

A MÚSICA E A PARÓDIA COMO CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Wiliane Maine do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.